Além de atender as urgências do dilúvio de maio de 2024, que ainda não terminou, é preciso começar a pensar no restabelecimento da atividade econômica no Rio Grande do Sul.
Linha emergencial para o RS
Criado pela Fundação Gerações em dezembro passado, o Fundo Comunitário Porto de Todos (FCPT) intensifica sua atuação a partir da tragédia no RS. Busca mobilizar recursos via Pix para potencializar iniciativas nas áreas mais vulneráveis de Porto Alegre e Região Metropolitana. Já deu apoio a seis negócios de impacto socioambiental em periferias.
Economia de água em abrigos
Em tempo de falta de água, a empreendedora Ariane Pelicioli, de Bento Gonçalves, encontrou um jeito de "substituir" a descarga em banheiros. Em spray ou dispenser, o Piipee elimina o mau cheiro e muda a coloração da água, higienizando e perfumando o vaso sanitário, desde que o conteúdo seja apenas líquido. Já foram doadas 2,5 mil unidades do item. Cada produto tem capacidade de economizar cerca de 5,4 mil litros de água - ou seja, ao todo, 13,5 milhões de litros de água serão economizados. Interessados podem entrar em contato pelo (11) 96078-6800.
Dois caminhões com doações
Cargas com alimentos, água potável, itens de higiene e colchões chegaram ao Rio Grande do Sul por doação do Instituto Nelson Wilians, braço social do escritório Nelson Wilians Advogados. O envio foi feito em parceria com a ONG União BR.
Sem cobranças em junho
Faculdade com 54 anos de atuação e cerca de 500 mil alunos, a Estácio não cobrará mensalidades em junho. Para maio, oferece parcelamento com abono de juro e multas. Além disso, a rematrícula terá o valor simbólico de R$ 50 A instituição também oferece apoio emocional aos estudantes e professores. Em parceria com o Instituto Yduqs, dá ajuda de custo aos funcionários.
Mentoria na hora difícil
O empresário gaúcho Otelmo Drebes Jr., CEO do Grupo Eleva Varejo, desenvolveu um programa de mentoria gratuito para ajudar pequenos negócios a enfrentarem os desafios da catástrofe, oferecendo orientações e soluções estratégicas, além de dicas de gestão e inteligência emocional. São dois encontros semanais online, todas as terças e quintas, às 18h. Interessados podem entrar em contato pelo WhatsApp (51) 2165-8477.
*Colaborou João Pedro Cecchini