Criado em 2019 por uma família de gaúchos, o app Nonno, que reúne profissionais para cuidado de idosos, está desembarcando em São Paulo. A plataforma cresceu 88% em 2023, e os administradores pretendem dobrar de tamanho neste ano.
O app já tem uso consolidado na Região Sul. A plataforma passou de cem atendimentos em 2020 para cerca de 38 mil atendimentos realizados até o ano passado. Em 2023, foi eleita como uma das cem startups mais promissoras do Brasil pela revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios.
A plataforma oferece a possibilidade de contratação de profissionais por algumas horas, plantões completos ou contratações efetivas. São cerca de 850 cuidadores na equipe.
— Falamos diretamente com quem faz a contratação de serviços que, geralmente, não é quem está necessitando, mas a família, que quer ter esses cuidados com algum integrante — afirma Fernando Alban, co-fundador do Nonno.
A atenção ao público da terceira idade faz parte há muitos anos da vida de Alban, que viu o próprio pai fundar um lar para idosos 30 anos atrás, em Guaporé.
Além desse histórico, o projeto de criação da plataforma também tem na sua origem uma vasta pesquisa, que o co-fundador e seus familiares elaboraram ao percorrer nove países da América Latina, realizando uma série de entrevistas com idosos e identificando pontos fundamentais para o desenvolvimento de seu negócio no Brasil.
* Colaborou Mathias Boni