Começou a funcionar nesta semana, em Cachoeirinha, o novo centro de distribuição (CD) da Rede UniSuper. A estrutura, de 3,2 mil metros quadrados, até recentemente era locada pela Cooperativa Languiru, que passa por recuperação judicial.
Agora, vai centralizar o recebimento, o armazenamento, o preparo e a distribuição de perecíveis para as 39 lojas da rede, localizadas em 12 cidades gaúchas.
Conforme a rede, o novo centro de distribuição amplia a capacidade logística do grupo, atualmente com 15 mil metros quadrados de mercearia seca, 5 mil metros quadrados de hortifruti, e agora mais 3,2 mil metros quadrados destinados a resfriados e congelados.
A operação do espaço, que conta com nove câmaras frias, 640 posições e tem energia 100% renovável advinda de 1.078 placas solares, será da Victos Alimentos e Logística, o braço logístico da empresa.
— Esse novo centro de distribuição nos permitirá trazer mais agilidade e qualidade na reposição, além de possibilitar, no futuro, a oferta de itens diferenciados — afirma o presidente da Rede UniSuper, Sandro Formenton.
Algumas áreas do novo centro de distribuição estão sob reforma com objetivo de criar a infraestrutura adequada para que os perecíveis possam ser fatiados e embalados antes da distribuição.
A Rede UniSuper foi criada em 2000, a partir da união de um grupo de empresas familiares gaúchas que sempre atuaram no ramo. Em 2021, após processo de fusão e reorganização societária, cinco famílias deste grupo, que detinham o controle acionário, unificaram as suas operações para dar origem a uma única companhia. Hoje, a rede tem cerca de 2 mil funcionários em 22 lojas próprias e 17 operações licenciadas, distribuídos em 12 cidades.
* Colaborou Mathias Boni