A energia solar tem ajudado a sustentar um complexo que inclui um palacete restaurado na Avenida Independência. A antiga residência da família de H. Theo Möller foi revitalizada e, atrás, foi construída uma torre de 17 andares.
O complexo forma o IN 1183 - Prime Offices, com salas comerciais, memorial, foyer, salão de eventos e uma cafeteria aberta ao público. A combinação de atividades faz com que, a cada dia, circulem no local cerca de 1,2 mil pessoas.
Para ajudar a sustentar a história e a intensa movimentação, a construtora TGD, que concebeu o projeto, acabou de instalar um sistema completo de geração de energia personalizado para o condomínio. Foram instalados 93 módulos fotovoltaicos de 550 watts (W), com capacidade de geração energética total de 51,15 kWp. Para garantir a geração limpa, há duas estruturas para os módulos fotovoltaicos, dos quais 62 na cobertura do prédio e outros 31 no teto do segundo andar do estacionamento.
O memorial instalado no palacete abriga a maquete e murais que contam a história da antiga residência. Também inclui uma cafeteria, a Valori Gastronomia, que já havia operado Vila Flores, quando se tornou conhecida pelas tortas banoffee. Com entrada pela Independência, 1183, funciona de segunda a sábado, das 9h30min às 18h30min. No segundo andar do prédio restaurado existe um espaço que pode ser usado para exposições culturais, saraus, festas e encontros culturais - como fazia a família de H. Theo Möller décadas atrás -, além de pequenas feiras e eventos empresariais.
Conforme Marcelo Lucca, síndico do empreendimento, a expectativa de economia com a instalação fotovoltaicas é de R$ 70 mil ao ano, com retorno de investimento previsto para pouco mais de três anos. Das 150 salas comerciais de alto padrão da torre, com áreas entre 37 e 60 metros quadrados, apenas 15 ainda não estão ocupadas ou vendidas. A TGD lançou nos últimos quatro anos três empreendimentos próprios e três com parceiros. Para 2023, prevê outros quatro: três em Porto Alegre e um em Xangri-lá, com expectativa de vendas de R$ 240 milhões.