O projeto de produzir um combustível com "conteúdo renovável" que já foi produzido pela Refinaria Alberto Pasqualini (Refap), de Canoas, está sendo reciclado pela Petrobras.
Em nota, a estatal confirmou, nesta segunda-feira (17), que está "realizando novos estudos para expansão da produção de diesel R".
O diesel R se origina no coprocessamento de diesel mineral com óleo vegetal. Há diferenças em relação do biodiesel já adicionado ao derivado fóssil nas distribuidoras: a primeira e mais óbvia é que será produzido já nas refinarias. Outra é que o biocombustível usado seria o chamado diesel verde (HVO na sigla em inglês) em proporção que pode ir de 5% a 10%. Por ter fórmula química é idêntica à do derivado de petróleo, o diesel verde é o combustível que entidades empresariais ligadas ao setor de transportes defendem como alternativa ao produto que atualmente reduz a pegada de carbono de caminhões e ônibus.
Apesar dos testes feitos na Refap, as refinarias em que a Petrobras pretende levar adiante esses estudos são a Gabriel Passos (Regap), em Betim (MG) e Abreu e Lima (Rnest), em Ipojuca (PE). Conforme a Petrobras, seu programas de investimentos para o período de 2023 a 2027 contempla investimentos de US$ 4,4 bilhões em projetos com foco na transição energética, dos quais US$ 600 milhões no BioRefino. Como os projetos de diesel verde têm alto custo, exatamente por representarem uma nova rota tecnológica, são recursos modestos, já que o programa tem outras frentes. Mas a gigante se move.
As diferenças entre os tipos de diesel
Diesel A: derivado de petróleo produzido nas refinarias, sem adição de biodiesel.
Diesel B: diesel A com adição de biodiesel em vários percentuais (B10, B 15, até B99) nas distribuidoras.
Biodiesel: combustível produzido a partir de matérias-primas de origem vegetal - soja, palma, mamona - ou animal - sebo bovino. É obtido por um processo chamado transesterificação, ou seja, por uma reação de óleos ou gorduras com um álcool (no Brasil, metanol é o mais comum).
Diesel verde ou HVO: combustível com matéria-prima renovável, com fórmula química idêntica à do de origem fóssil, sem transesterificação. É considerado um diesel parafínico, obtido por hidrotratamento de óleos ou gorduras ou por gás - para ser renovável, tem de ser produzido por biomassa ou com hidrogênio verde.