Há 10 anos, João Brognoli abriu uma software house (agência que faz programas de computador e aplicativos) em Caxias do Sul e, para pagar aluguel menor, escolheu um local longe de casa. Depois, encontrou um mais perto e teve de pagar multa para trocar de endereço.
O contratempo marcou uma trajetória de expansão: a Duo Studio virou Grupo Duo com duas aquisições feitas neste mês: a Premium, de Rondônia, e a Consultoria Digital, de São Paulo, que envolveram R$ 3 milhões, com previsões de pagamentos futuros.
Os planos incluem a absorção de mais quatro agências, para alcançar faturamento de R$ 40 milhões até o final de 2023.
— O negócio nasceu como software house, sou graduado em Design mas aprendi a programar, e os clientes pediam para que também fizéssemos marketing digital. Acabamos focando nisso e fazemos todos os serviços internalizados, não terceirizamos. Hoje temos 200 funcionários espalhados pelo Brasil — relata Brognoli.
O empreendedor destaca que começou "do nada", sozinho. Depois, um amigo virou sócio para cuidar da parte administrativa, mas acabou não durando porque não se identificava com o negócio. Brognoli diz que teve dois momentos de inflexão. O primeiro foi em 2015, quando fez, de forma filantrópica, uma campanha local para a campanha Mc Dia Feliz do Instituto Ronald McDonald's (sim, o da maior rede de fast food do mundo):
— Foi só dois anos depois da fundação, e o Instituto acabou nos contratando para fazer a campanha nacional.
Em 2017, fez um curso em Harvard e recebeu um pedido do Brookfield, poderoso fundo de investimentos do Canadá.
— Foram duas viradas de chave. A partir daí, ganhamos grandes clientes no centro do país, onde somos mais valorizados do que aqui. Hoje temos mais clientes em São Paulo do que no Estado, mesmo que a sede seja em Caxias — observa.
Para atender a esses clientes, relata, abriu "um escritório" em São Paulo. Entre aspas porque era uma mesa em um coworking, cujo contrato foi encerrado na pandemia. Agora, voltou com um sem aspas, aberto no último dia 16. Brognoli diz que hoje tem mais sócios, que vai escolhendo entre os colegas de trabalho. E já existem prospecções para uma nova compra no Nordeste. No ano passado, a Duo foi eleita Agência do Ano pela RD Station, uma referência no segmento.