A Box Print, de Campo Bom, na Região Metropolitana se apresenta como "primeira gráfica do país a se tornar carbono neutro". Hoje, tem objetivo de reduzir o volume de gases de efeito estufa produzidos por suas atividades em 50% até 2030. Segundo Eduardo Bastos, responsável na empresa por projetos da área de ESG, inovação e sustentabilidade são pilares há muito tempo.
— A empresa foi fundada em 1958, pelo 'seu Arno' Schmitt. Ao longo dos anos, por ter como hábito participar de feiras de embalagens pelo mundo, a Box Print conheceu movimentos de sustentabilidade quando estavam nascendo — afirma.
Em 2005, a empresa obteve o selo FSC. Quatro anos depois, já tinha uma área de reflorestamento e preservação de mata nativa. No mesmo ano, iniciou o processo de neutralização das emissões dos gases de efeito estufa gerados por suas operações:
— Em 2016, passamos a 'comprar' energia de fontes renováveis. No ano seguinte, começamos a participar do Programa Brasileiro GHG Protocol, da Fundação Getulio Vargas, por meio do qual divulgamos as informações relacionadas às emissões da Box Print ao mercado.
A sequência de ações foi consolidada em 2020, com a publicação do relatório de sustentabilidade, inclusão na lista de empresas do Sistema B e aplicação do Selo Carbono Positivo onde o grupo mensurou que já havia sequestrado 98,9 mil toneladas de CO2 até 2021 e emitiu somente 6,7 mil toneladas no mesmo período. No ano seguinte, a empresa adicionou ao documento as medidas que, atualmente, baseiam sua atuação:
— Nossa estratégia foi dividida em cinco pilares principais: recursos naturais, emissão de gases de efeito estufa, valor compartilhado, diversidade e desempenho econômico. Esses pontos são desdobrados em metas - para o ano de 2030 - perseguidas pela companhia. Como forma de incentivo e engajamento, parte da participação nos resultados obtida pelos colaboradores está atrelada ao desempenho das metas de sustentabilidade da empresa .
A empresa tem parceria com a Ecovalor, consultoria especializada em sustentabilidade e ESG. Internamente, o comitê de sustentabilidade comanda as ações.
— Com relação ao pilar social, em 2021 nos tornamos a primeira empresa a fechar parceria com o Banco de Alimentos, para, com a Sodexo, fornecer o excedente de alimentos dos nossos refeitórios para a ONG Criança Cidadã de Campo Bom. Também criamos campanhas como 'Somos todos iguais na diferença' para tratar de diversidade. Ganhamos o TOP Ser Humano da ABRH, com um caso de transformação cultural — finaliza Bastos.
ESG na Prática Atividades econômicas sem responsabilidade social e ambiental estão se tornando obsoletas. Práticas ESG (governança corporativa, social e ambiental) não são "moda": fazem parte da mesma transformação que digitaliza negócios e interações pessoais. Inovação não é só tecnologia, mas também diversidade e inclusão. Esta seção mostra o ESG na prática. Sugestões podem ser enviadas para camila.silva@zerohora.com.br e marta.sfredo@zerohora.com.br
* Colaborou Camila Silva