O projeto é ousado: a GND Incorporadora, que tem sedes em Porto Alegre e Florianópolis, está lançando o primeiro residencial modular de alto padrão do Brasil, o Passeio do Mar.
O projeto multifamiliar, ainda em fase de pré-lançamento, fica no bairro do Cacupé, na região norte da capital catarinense.
O empreendimento terá área total de 6,3 mil metros quadrados e apenas 30 unidades, com apartamentos entre 117 e 231 metros quadrados. Segundo a GND, o método de construção escolhido para o projeto é mais sustentável e eficiente do que a construção civil tradicional.
— O projeto está alinhado ao futuro da arquitetura e da construção civil. A construção modular é um caminho sem volta, e deve crescer por que traz benefícios como redução de desperdícios, obra mais planejada e com cronograma mais confiável — destaca Eduardo Deboni, CEO da GND.
A construção será feita com blocos independentes fabricados pela Visia Construção Modular, empresa com sede em Ivoti e é uma das precursoras no Brasil nesse método de construção. O Passeio do Mar tem plano de gerenciamento de resíduos durante e após a obra, para permitir reúso e reciclagem, mas antes disso já foi pensado para gerar menos descarte.
— A fábrica consome 90% dos insumos da obra e consegue controlar a geração de resíduos e destiná-los, quando existentes, a locais controlados e licenciados para tratamento — reforça Silvio José Brescovit, engenheiro e consultor técnico da GND.
Conforme o engenheiro, os ambientes feitos com módulos têm variação de temperatura e umidade. Dessa forma, a necessidade de equipamentos de climatização também é menor, o que significa ganho ambiental. A GND ainda busca a certificação Fitwell, reconhecida internacionalmente no uso de energias renováveis e sustentabilidade na construção civil.