O jornalista Rafael Vigna colabora com a colunista Marta Sfredo, titular deste espaço.
A taxa de velocidade de vendas (relação de unidades vendidas sobre a oferta total) de imóveis novos em Porto Alegre foi de 6,2% em junho último, contra 9,1% do mês imediatamente anterior, conforme apurou o Panorama do Mercado Imobiliário - Porto Alegre, pesquisa elaborada mensalmente pelo Sinduscon-RS, em parceria com a Alphaplan – Inteligência em Pesquisas e a Órulo. O resultado fica próximo da média dos últimos 12 meses (6,12%).
Em junho foram vendidas 394 unidades com um VGV (Valor Geral de Vendas) de R$ 416 milhões contra 583 unidades (-32,4%) vendidas no mês anterior (maio 2022), com um VGV de R$ 612 milhões (-32%). Quanto ao estágio da obra das vendas do mês, 44% foram de imóveis prontos, 30% em construção e 26% em lançamento.
Com 354 imóveis, as unidades verticais representaram 89% do total vendido em junho deste ano, com os apartamentos de três dormitórios impulsionando as vendas no período representando 33% do total, seguidos dos apartamentos de dois dormitórios com 30%, dos studios com (24%) e de um dormitório com (10%).
Cinco bairros concentram 49% das vendas dos residencial vertical no mês de junho. São eles: Floresta com 12% do total das vendas (42 unidades), seguido dos bairros Jardim Lindóia com 10% (36 unidades), Petrópolis com 10% (35 unidades), Teresópolis com 9% (32 unidades) e Boa Vista com 8% (27 unidades).
Em junho forma registradas 128 unidades em lançamento, totalizando um um VGV de R$ 122 milhões, contra 679 unidades lançadas no mês imediatamente anterior, com um VGV de R$ 232 milhões
Por fim, em junho, foi registrado um estoque de 6.209 unidades e 283 empreendimentos, com um total de R$ 6,7 bilhões em VGV, sendo o valor médio por metro quadrado de R$ 12.468,00. Nesse universo, o residencial vertical participa com 87,95%, o comercial com 7,86%, e as unidades horizontais com 4,19%. Quanto ao perfil do estoque, os imóveis em construção e prontos apresentaram o mesmo percentual de participação (40%). Já a representação dos lançamentos foi de 20%.