No dia seguinte à oficialização da compra de 51% da Gaspetro, estatal de gás natural que pertencia à Petrobras, a Compass, que também adquiriu 51% da Sulgás em outubro passado, rebatizou a empresa nacional de Commit, em acordo com outra sócia privada, a japonesa Mitsui.
Como parte do acordo para aprovação do negócio, a Compassa terá de vender 12 das 18 distribuidoras estaduais compradas nos últimos anos. Os outros 49% da Gaspetro seguem nas mãos do grupo japonês Mitsui.
No final da tarde desta terça-feira (12), as duas empresas publicaram nota conjunta informando o novo nome da Gaspetro (veja abaixo). No mercado, a maior expectativa é pela definição de quais distribuidoras estaduais ficarão com a Compass e quais serão vendidas ou trocadas com a Mitsui.
COMUNICADO CONJUNTO COMPASS E MITSUI
A Compass Gás e Energia S.A. e a Mitsui Gás e Energia do Brasil Ltda. comunicam a mudança da razão social da Petrobras Gás S.A. (Gaspetro), da qual são sócias, para Commit Gás S.A. Estamos unindo nossas competências de forma colaborativa e complementar para criar uma companhia comprometida em desenvolver o mercado de gás natural no longo prazo, combinando esforços para tornar a Commit referência em gestão e inovação na distribuição de gás canalizado. Para presidir a empresa, nomeamos Renato Fontalva, executivo com sólida experiência nacional e internacional no setor de óleo e gás. Sua principal missão será, junto com os demais sócios das distribuidoras, ampliar o acesso ao gás natural nos estados em que atuamos, levando os benefícios econômicos, sociais e ambientais do gás canalizado a um número crescente de municípios e clientes. Acreditamos que essas distribuidoras podem contribuir para um crescimento sustentável do mercado e da infraestrutura de gás nos estados, ampliando a segurança energética nacional. Desejamos sucesso a todo o time da Commit Gás S.A. nessa jornada.
Nelson Gomes, CEO da Compass Gás e Energia S.A.
Tadaharu Shiroyama, CEO da Mitsui Gás e Energia do Brasil Ltda.
Sim, é difícil, a coluna ajuda a entender
Sulgás era
51% RS | 49% Gaspetro (com 51% da Petrobras)
Agora, Sulgás é
51% Compass | 49% Gaspetro (com 51% da Compass)
Gaspetro era
51% Petrobras | 49% Mitsui
Agora, Gaspetro é
51% Compass | 49% Mitsui