A fintech de pagamentos gaúcha PagBrasil, com clientes em mais de 45 países, não está interessada em ser "unicórnio" (startup que alcança valor de mercado acima de US$ 1 bilhão). Quer se destacar em uma categoria menos convencional: "camelo".
Conforme a empresa, "camelos" podem ser startups, fintechs ou outros tipos de negócio que se identifiquem com um modelo mais estável de crescimento a longo prazo. - um exemplo de como as startups se veem, ou seja, menos alavancadas do que as do centro do país.
Enquanto unicórnios buscam crescimento exponencial, com aportes financeiros e rodas de investimento milionário, camelos valorizam mais a estabilidade financeira e o crescimento contínuo, mesmo que não cresçam tanto em tão pouco tempo.
Aportes financeiros nunca foram cogitados pelos CEOs e fundadores da PagBrasil, Ralf Germer e Alex Hoffmann. Os sócios consideram que um investimento externo poderia descaracterizar a principal premissa da fintech: atuar com independência.
— Empresas financiadas por capital de risco abundante tendem em focar em valuation (valor de mercado) em primeiro lugar, e deixam de lado a criação de valor real. Uma empresa que agrega pouco valor precisa vender por preço baixo, e as altas expectativas de crescimento por parte dos investidores levam ao fechamento de negócios pouco rentáveis ou até deficitários — avalia Germer.
Ainda segundo a PagBrasil, além da independência, os negócios "camelo" também tendem a ser mais resistentes às intempéries da jornada. Daí vem o seu nome, já que o animal pode sobreviver várias semanas sem água no deserto.
— Recentemente, passamos por uma crise na economia mundial por conta da pandemia e, em vez de nosso negócio recuar, ou até mesmo ter algum tipo de perda, crescemos mais de 100% somente em 2021 — acrescenta Ralf Germer.
Desde o nascimento da empresa, em 2010, a PagBrasil se manteve em curva ascendente de crescimento, obtendo lucro desde 2011 em todos os trimestres, sem exceção. Parece pouco, mas é um fenômeno entre startups. Tem mais de 70 colaboradores em Porto Alegre, sede no Brasil, além de escritórios em Barcelona e Cingapura.
A PagBrasil atende empresas e clientes como Samsung, ConectCar, Samsonite, illy Café, Badoo, Ubiquiti, Insider Store e Simple Organic. As principais plataformas com soluções de pagamento da empresa são a Shopify, Vtex, Salesforce Commerce Cloud e Woocommerce.
— Com nossa experiência, criamos produtos e serviços com valor real para o cliente, gerando parcerias de longo prazo. Não queremos ser um unicórnio de passagem. Preferimos continuar sendo um camelo, com negócio crescente e de longo prazo, mantendo nossos valores e visão de mundo — conclui Alex Hoffmann.
* Colaborou Mathias Boni