A crise econômica, agravada após o início da pandemia, atingiu a empresa que administra as franquias de uma das marcas mais tradicionais de moda masculina no Rio Grande do Sul, a Tevah.
Nos últimos dois anos, algumas das principais lojas da marca no Estado fecharam, como as unidades no Shopping Praia de Belas e no Barra Shopping Sul, em Porto Alegre, e no Bourbon Shopping San Pellegrino, em Caxias do Sul.
A coluna fez contato com a Top Marcas e Franquias, que é responsável por administrar a franquia, porque a antiga proprietária, a família Tevah, está afastada do negócio. A empresa não quis detalhar a situação, mas admitiu estar "com dificuldades financeiras, passando por uma reestruturação geral importante".
Segundo informa o site da marca, existem hoje 20 unidades da Tevah em funcionamento, das quais 18 no Rio Grande do Sul e outras duas em Chapecó (SC). Uma loja em Guarapuava (PR), também fechou depois do início da pandemia.
Apesar das dificuldades reconhecidas pela franqueadora da marca, e também do mercado da moda masculina de forma geral, algumas unidades da Tevah seguem registrando bom movimento e volume de vendas, como as lojas no Shopping Iguatemi, em Porto Alegre, e no Shopping I Fashion, em Novo Hamburgo.
Conforme o consultor de empresas de varejo Hermes Ghidini, este ano vem sendo muito difícil para o setor. E o segmento de moda masculina foi duramente impactado pela pandemia, uma vez que as compras de roupas para locais de trabalho caiu consideravelmente. Na avaliação de Ghidini, ações necessárias para reagir envolvem corte de "gorduras", redução de custos e aumento de margens, se possível.
*Colaborou Mathias Boni