A primeira edição no Brasil da pesquisa Melhores Lugares para Trabalhar para Pessoas LGBTI+ 2022 deu nota máxima a 38 das 60 empresas com políticas específicas para diversidade.
Duas empresas que atuam no Estado integram esse grupo de destaque: a Gerdau, nascida em Porto Alegre, e a norueguesa Yara Fertilizantes, que tem sede no país em Rio Grande.
A primeira edição da pesquisa, realizada pela primeira vez no Brasil pelo Instituto Mais Diversidade, em parceria com a Human Rights Campaign Foundation (HRC) e o Fórum de Empresas e Direitos LGBTI+, traz uma análise abrangente sobre a adoção de políticas inclusivas relacionadas a pessoas LGBTI+ em empresas de diversos setores e tamanhos. As demais 22 obtiveram notas entre zero e 90.
— Esse ranking reconhece os avanços das empresas na pauta LGBTI+ e ajuda a difundir as boas práticas, políticas e processos que criam um ambiente de segurança psicológica para todas as pessoas nas organizações e na sociedade. A participação significativa reflete o compromisso com a inclusão no meio empresarial, mas é apenas um ponto de partida para todo o progresso desejado para a comunidade LGBTI+ — afirma João Torres, presidente do Instituto Mais Diversidade.
Desde 2002, a HRC já aplica o Índice de Igualdade de Melhores Lugares para Trabalhar nos Estados Unidos. Em 2016, expandiu sua atuação global para apoiar a inclusão de pessoas LGBTI+ na América Latina, e já atuou em países como México, Chile e Argentina.
* Colaborou Mathias Boni