A gaúcha Marcopolo está fortalecendo sua atuação em solo mexicano. Presente na terra de Frida Kahlo desde 1999, a companhia anunciou o México como o primeiro país — fora o Brasil, claro, mais especificamente Caxias do Sul — com produção local da nova linha de ônibus rodoviários, a Geração 8.
Com fabricação em Monterrey, no norte do país, os 21 primeiros veículos "mexicanos" da tradicional indústria gaúcha já estão vendidos.
O anúncio formal no país será feito de forma simultânea ao lançamento oficial dos modelos ao público, na Expo Foro, na Cidade do México, de 1º a 3 de junho.
A escolha do México é reflexo do desempenho positivo no país ao longo dos últimos anos. Em 2021, a Marcopolo México produziu 1.063 unidades, volume 46,8% superior na comparação anual.
Os números, aliados ao desejo de liderar o desenvolvimento de produtos e soluções com foco na sustentabilidade, motiva a companhia a apresentar também o Attivi, primeiro ônibus da Marcopolo 100% elétrico, com chassi próprio da fabricante.
A empresa gaúcha, que havia vencido o polêmico leilão do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), com 3,85 mil ônibus em quatro lotes, mas aguardava a liberação do Tribunal de Contas da União (TCU), agora também prepara a entrega desses veículos. O TCU homologou o resultado.