Especializada em empreendimentos de luxo, a incorporadora porto-alegrense Wolens entregou aos moradores um condomínio residencial desenvolvido com a grife do arquiteto Arthur Casas.
No bairro Moinhos de Vento, o Luciana 250 marca duas estreias: é a primeira construção da incorporadora nesse bairro e também o primeiro projeto do arquiteto em Porto Alegre. Com escritórios em São Paulo e Nova York, Casas é considerado um dos principais nomes da arquitetura contemporânea do país.
Com valor geral de vendas (VGV) de R$ 180 milhões, o edifício tem apenas cinco das 22 unidades ainda disponíveis para venda. O residencial é composto por apartamentos de 387 metros quadrados de área privativa.
A área comum inclui salão de festas, piscinas cobertas, sauna, sala de massagem, academia e brinquedoteca. Cada apartamento tem quatro vagas de garagem, incluindo espaço e equipamento de recarga para carros elétricos.
Em porcelanato italiano e com esquadrias da marca alemã Schüco (referência global em molduras de alumínio), a fachada do prédio é apresentada como o "grande destaque" do empreendimento (veja na galeria acima). A fachada é ventilada e, desta forma, oferece maior conforto térmico, conforme explica Marcos Antônio Rodrigues, diretor de engenharia da Wolens:
—A solução gera um fluxo crescente de ar na cavidade entre a parede externa e a fachada, permitindo ventilação natural, o que melhora os nível térmico e o desempenho energético. É lindo e sofisticado para quem olha de fora, e extremamente confortável para quem mora.
Arthur Casas e designers como Sergio Rodrigues, Fernando Jaeger e Percival Lafer assinam móveis para a área social. Em frente ao prédio, foi instalada a escultura "Capitel dos Ventos", do artista gaúcho João Bez Batti. A peça foi produzida com quatro toneladas de basalto (confira na galeria). Na avaliação de Daniel Goldsztein, sócio-diretor da Wolens, a cidade está entrando em uma "nova fase imobiliária":
— As pessoas começaram a valorizar mais a arquitetura e o empreendimento como elementos que embelezam a cidade. Nossos produtos precisam encantar o cliente da porta para dentro e da porta para fora. Sempre queremos entregar valor para a cidade por meio da arquitetura, mas também explorando outras possibilidades.
No mercado há seis anos, a incorporadora está investindo na região. Além do Luciana 250, a Wolens planeja lançar outros quatro empreendimentos no Moinhos de Vento até 2023.
* Colaborou Camila Silva