Está mesmo difícil conseguir um candidato para a presidência da Petrobras: ainda na segunda-feira (4), o gaúcho Décio Oddone foi convidado pelo ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque para a presidência-executiva da estatal.
A informação foi dada pelo jornalista de O Globo, Lauro Jardim, e confirmada pela coluna.
Nascido em Lavras do Sul, Oddone foi diretor-geral da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) até março de 2020. Havia sido indicado ao cargo já na gestão Temer. Antes, havia trabalhado na Petrobras por 25 anos. Atualmente, é diretor-presidente da Enauta, uma empresa do setor de petróleo com ações negociadas em bolsa.
Oddone tem boas relações com Albuquerque e com a equipe econômica. É visto no governo como um aliado no debate sobre a fixação da cobrança do ICMS, que defendeu em entrevista à coluna. No mercado, a recusa é vista como uma escolha de Oddone de manter os compromissos assumidos com a Enauta.
Além de ter trabalhado por décadas na Petrobras, Oddone vem de "família petroleira". Seu avô materno, Décio Savério Oddone, foi um dos primeiros geofísicos do Brasil e ajudou a identificar o primeiro poço comercial de petróleo no Brasil, na década de 1930. Como executivo da estatal, ocupou a presidência do conselho de administração da Innova, empresa do polo petroquímico de Triunfo, hoje pertencente a outro gaúcho, Lirio Parisotto.
Em uma conversa anterior com a coluna — desde o convite e a rejeição, Oddone tem evitado a imprensa —, ele relatou a história do avô:
— Ele já era diretor da Petrobras e, no governo Juscelino Kubitschek, foi substituído no cargo por um professor de História. Nada contra os professores de História, era uma questão política. Pegou o boné, foi para Porto Alegre e se tornou responsável pela construção da Refinaria Alberto Pasqualini. Foi ele, inclusive, que sugeriu o nome. Ele integrou a primeira equipe de geofísicos da Petrobras com Nero Passos, um mineiro. Os dois participaram do primeiro levantamento para prospecção de ouro em Lavras do Sul, onde conheceu uma gaúcha com quem se casou, por isso nasci lá.