Quem passou pelo Litoral Norte no verão pode ter visto um ponto de vendas movimentado. A coluna foi investigar do que se trata e descobriu que os 166 terrenos de um novo condomínio já foram todos vendidos.
Chamado Lotus, o empreendimento é SVB Par, o mesmo do Pontal Shopping, em parceria com dois donos de terras no coração de Atlântida, que estreou no segmento de condomínios no litoral no ano passado.
A imagem não fica só no nome: a cobertura da área de lazer do novo condomínio tem as formas da flor de origem oriental. Conforme Ricardo Jornada, diretor corporativo da SVB Par, o sucesso do primeiro "empreendimento de praia" da empresa, chamado Los Cobos, aumentou a aposta no litoral.
– Temos muitas áreas próximas que estamos pensando em desenvolver. Poucas pessoas percebiam o potencial da localização do Lotus. Fica ao lado da área do Planeta Atlântida, que vem se desenvolvendo muito. Negociamos com dois empresários que tinham terreno e conseguimos unir duas áreas antes separadas por uma rua que não era usada e somamos 16 hectares
Segundo Jornada, houve uma negociação com a prefeitura com destinação de recursos para abrir outras ruas em locais com maior necessidade. A incorporação e a construção serão da SVB Par, com parceria no desenvolvimento com a WagnerPar. A coluna quis saber se a decisão da prefeitura de Xangri-lá de proibir ligação de novas residência à rede de esgoto até setembro não atrapalha os planos, o executiva pondera que a entrega está prevista para daqui a três anos. E acrescentou que os empreendedores vão financiar a construção de quatro baciais para resolver o problema na região.
– O Lotus será um dois maiores condomínios do litoral gaúcho, tem 166 terrenos com 450 metros quadrados cada e valor geral de vendas de R$ 200 milhões. E vendemos 100% só nessa temporada, foi impressionante. O mercado do litoral cresceu muito com a pandemia. As pessoas compreenderam o quão próximo o litoral é da Região Metropolitana e passaram a aproveitar mais, inclusive com trabalho remoto.
A infraestrutura inclui "muitas coisas novas", diz Jornada. Estão previstas lojas de conveniência, salões modulados compartilháveis, que podem receber eventos ao mesmo tempo, salões gourmet, lounge. quadras de beach tennis e de futebol. Mas a característica visual que mais chama atenção é um grande lago em forma de L, que terá uma ilha artificial onde ficará a área de lazer com piscina aberta e térmica.
– É uma construção em concreto aparente e pé direito duplo que será vista de todo o condomínio.
Jornada afirma que houve grande evolução também na oferta de serviços no litoral, de restaurantes que passam a ficar abertos o ano inteiro ao novo hospital disponível na região. Surgiram muitos pequenos negócios voltados à construção de residências, de arquitetura e decoração de interiores até microempresas familiares de construção.