O Parque Tecnológico Pradotech, criado dentro de condomínio privado, vai começar a selecionar startups para incubação.
Na terça-feira (29), em Gravataí, uma cerimônia de inauguração também vai marcar o lançamento do edital para seleção dos primeiros negócios que serão incubados dentro do bairro planejado Prado Bairro-Cidade.
Nesta primeira rodada de incubação, podem se inscrever projetos que se enquadram em uma dessas seis áreas: tecnologia da informação (TI), comunicação e convergência digital, indústria 4.0; IoT e inteligência artificial, bio e nanotecnologia e novos materiais.
O projeto é liderado pelo Instituto Prado, em parceria com a prefeitura do município e a Unitec, incubadora da Unisinos (que será responsável pela gestão da Casa das Startups). Nome à frente do instituto, Carlos Gerdau Johannpeter considera a inauguração um "passo importante para o Pradotech":
— São nossas primeiras startups. Isso é bom para o Estado, para jovens talentos, para nosso projeto do Prado Bairro-Cidade, que traz este conceito inovador de lugar para viver, trabalhar, empreender e se divertir.
CEO do Pradotech, Susana Kakuta, observa que a primeira seleção vai "posicionar a tipologia de empresas para o parque tecnológico":
— Buscamos startups inovadoras nas nossas verticais, com alta escalabilidade e potencial de futuro. Essa é a prioridade número um neste momento. Tenho certeza de que teremos boas candidaturas, em razão dos jovens talentos que temos na região — afirma.
* Colaborou Camila Silva