O jornalista Rafael Vigna colabora com a colunista Marta Sfredo, titular deste espaço.
Depois do anúncio da emissão das licenças ambientais para o projeto de um terminal de regaseificação, avaliado em R$ 6 bilhões do Grupo Cobra, em Rio Grande, na segunda-feira (14), neste que promete ser o maior investimento privado da história do Rio Grande do Sul, outro aporte esperado teve avanços recentemente no Estado. Trata-se da construção do Porto Meridional, estimado em R$ 5 bilhões, no município de Arroio do Sal.
A instalação de um Porto no Litoral Norte é demanda antiga. Remete ao império (1826), mas em razão da economia gaúcha estar dependente do charque, o terminal acabou em Rio Grande, no Sul, mais próximo, portanto, da principal zona produtora.
Após dois séculos, incentivado por um grupo de empreendedores e industriais da Serra – o MobiCaxias – a ideia ganhou corpo novamente e com muita força. Para tocar o projeto, a DTA Engenharia, considerada uma das empresas com maior expertise portuária no país, deu início aos trâmites em 2021.
Figura presente desde o início das negociações, o senador Luis Carlos Heinze (PP-RS) informa que mais uma etapa foi concluída na semana passada, com a liberação do termo de referência junto ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).
Esse procedimento pendente, explica o parlamentar, viabiliza o início do licenciamento ambiental e abre caminhos para vencer as formalidades na Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antac) e na Superintendência de Patrimônio da União (SPU).
De acordo com Heinze, o aval soma-se às autorizações da Secretaria Nacional de Portos (SNP) e da Marinha do Brasil para a escavação em área portuária de 2,5 quilômetros da beira-mar.
— Foi mais um avanço a ser celebrado no Estado. Essa é a penúltima etapa necessária antes de consolidar o projeto junto aos investidores, o que deve ocorrer até o final deste ano e já gera reflexos para o aquecimento econômico daquela região — comenta Heinze.
Segundo ele, a ideia dos detentores do projeto é intensificar a prospecção de investidores. Nas cargas, confirma o senador, são muitos os interessados em participar da instalação, que já possui garantia de viabilidade técnica, com acesso direto pela BR-101 e previsão de ponte sobre a Lagoa de Itapeva para possibilitar o armazenamento de contêiner, em paralelo à Estrada do Mar, sem comprometer a rodovia estadual.