O jornalista Rafael Vigna colabora com a colunista Marta Sfredo, titular deste espaço.
A Associação Brasileira do Carvão Mineral (ABCM), por meio da Associação Beneficiente da Indústria Carbonífera de Santa Catarina (SATC) selou uma parceria com a Innovation BaseCamp, para o desenvolvimento de um Distrito de Inovação, em Criciúma (SC).
A empresa israelense que desenvolveu o projeto do parque tecnológico Gav Yam Negev, em Be'er-Sheva, principal cidade do do deserto do Neguebe, no sul de Israel, fará a consultoria, recomendações e serviços de gerenciamento no projeto e plano de implementação do Distrito de Inovação.
Criada em 2006, a Associação Brasileira do Carvão Mineral atua com a missão de integrar toda a cadeia de produção nacional em torno de seu uso sustentável, como energia confiável e disponível. A entidade reúne empresas e sindicatos associados nos estados do Rio de Janeiro, Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul.
— O desenvolvimento do Distrito de Inovação é primeiro projeto da Transição Energética do Sul de Santa Catarina, pois estará focado em desenvolver tecnologias de baixo carbono e alinhadas aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) — comenta o presidente da Associação Brasileira de Carvão Mineral (ABCM), Fernando Luiz Zancan.
Ainda segundo Zancan, a parceria com a BaseCamp é mais um passo do setor carbonífero para atrair investimentos internacionais para transição global rumo a uma economia de baixo carbono, incluindo nessa perspectiva a redução das emissões atreladas a geração de energia elétrica a partir do carvão mineral:
— O projeto de constituição do Distrito de Inovação é um guarda-chuva no qual estarão atrelados novos modelos de negócios advindos do processo da transição energética justa do setor carbonífero.
Dessa forma, os programas da BaseCamp para inovação na academia serão apoiados pelas conexões e networking da empresa com grupos acadêmicos e de inovação semelhantes em Israel e no exterior. A BaseCamp tem experiência em criar e administrar Parcerias Público-Privada (PPP).