O jornalista Rafael Vigna colabora com a colunista Marta Sfredo, titular deste espaço.
Em fevereiro a Netflix estreou uma série de seis episódios chamada “Ideias à Venda”. O programa busca dar relevância a pequenos empreendedores criativos. Entre os participantes da primeira edição está Raíssa Assmann Kist, 28 anos, uma gaúcha de Santa Cruz do Sul, que tem muita bagagem no empreendedorismo social à frente da empresa Herself.
Pioneira no Brasil na inovação e na produção de protetores menstruais sustentáveis e modernos, a marca de moda de impacto nasceu em 2016 e atua em busca da meta cinco dos ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) das Nações Unidas (ONU). Ou seja, a equidade de gênero a partir da quebra de tabus sobre menstruação. Com a criação de uma tecnologia própria, a marca comandada por Raíssa promove a chamada dignidade menstrual, com soluções acessíveis e seguras para a menstruação, e educação sobre saúde e funcionamento do corpo feminino. Em 2018, lançou o primeiro biquini menstrual da América Latina, que assim como os demais produtos, são feitos por aqui e com 100% de matérias-primas brasileiras.
– Resolvemos problemas reais e não fazemos mais do mesmo no mercado de moda ou de higiene feminina – que lucra em cima da insegurança das mulheres. Isso não nos representa. Subverter a lógica tradicional é a nossa melhor estratégia e uma das razões de existência da Herself. Essa participação foi uma grande surpresa, uma experiência incrível e é uma grande oportunidade de apresentar o nosso jeito de fazer ,– destaca.
Ela é neta de agricultores e, em 2016, ainda estudante de Engenharia Química – e por experiência própria, sabendo do impacto da indústria química na vida das pessoas, inclusive a de sua família – passou a questionar-se sobre o seu papel. Foi aí que decidiu empreender e inovar o formato tradicional.
Aos poucos, compreendeu que não queria transformar soluções em livros, mas sim em algo palpável e de contato com as pessoas. Nascia assim, a Herself, marca de calcinhas, biquínis e maiôs menstruais que só saiu do papel graças a um financiamento coletivo. O time é formado por mulheres que vivem em Porto Alegre, mas conta com uma rede em todo o país. Enquanto negócio de impacto, desenvolve o Herself Educacional, projeto que leva educação menstrual para mulheres em situação de vulnerabilidade social, inclusive em presídios do Estado.