Um dos programas mais disputados no ecossistema de inovação, o Scale-Up da Endeavor está com inscrições abertas até o dia 31 para a primeira edição do ano . Haverá somente mais uma em 2022, e a partir de agora, será o único programa da organização no país.
As edições regionais foram consolidadas em formato nacional, voltado para serviços para grandes empresas, fintechs (área financeira), healthtechs (saúde), agrotechs (agronegócio) e serviços para pequenas e médias empresas.
As incrições devem ser feitas no site endeavor.org.br/scaleup. O programa tem várias mudanças. Agora, a cada edição, cem negócios serão selecionados por estágio de maturidade, em vez de regiões de origem. A rede de grandes empresas parceiras do programa vai aumentar de cinco para até 30 a cada edição.
Outra característica que será considerada a partir de agora será a da ampliação da abrangência e também da diversidade racial e de gênero na rede, contando com busca ativa de empresas fundadas ou co-fundadas por mulheres e pessoas pretas.
No Rio Grande do Sul, o Scale-Up Endeavor acelerou 30 empresas nos dois últimos anos. Os dados consolidados do primeiro semestre de 2021 mostram crescimento médio de 90% entre as oito startups aceleradas. A média de receita anual foi de R$ 22,8 milhões e o número de colaboradores, de 1.027 no total.
O objetivo é alcançar 40% de representatividade de gênero e raça em toda a rede Endeavor até 2025, multiplicando exemplos no ecossistema. Para isso, a organização realizou mudanças no processo seletivo do time e tem ampliado a diversidade entre mentoras e mentores. Além disso, está intensificando o relacionamento com outras organizações do ecossistema a fim de agir em conjunto, sendo uma delas a indicação de empreendedoras e pessoas negras para o programa Scale-Up.