Em operação há um pouco mais de um ano, a área de fundos imobiliários da Warren intermediou sua primeira negociação entre investidores e uma empresa gaúcha.
Por meio da plataforma, a Incorporadora Astir, do Grupo Isdra, recebeu investimento de R$ 37 milhões para construir empreendimento no bairro Três Figueiras, em Porto Alegre.
Em 2021, a empresa realizou 12 transações de Fundos de Investimento Imobiliário (FIIs). Ao todo, movimentou R$ 1,5 bilhão nas negociações. Apesar de não citar números, Gustavo Kosnitzer, diretor de FIIs da Warren , afirmou à coluna que a meta para este ano é "bem ambiciosa":
— Ainda não tínhamos fechado nenhuma operação no Rio Grande do Sul, mas enxergamos muito potencial no mercado imobiliário gaúcho. Queremos mostrar serviço e viabilizar os negócios no Estado.
Na avaliação de Kosnitzer, a Astir — que atua há mais de 30 anos no mercado imobiliário — é uma empresa inovadora e atenta às mudanças do setor. A transação, diz, pode ser considerada um "encontro entre dois mundos", o da plataforma digital de investimento e o do mercado imobiliário tradicional.
— Estamos entrando em um mercado ainda dominado pelos bancos. A principal vantagem para as empresas que recebem o investimento é que a operação pode ser desenhada de acordo com a sua necessidade, além da redução de burocracia.
Para investidores, cita benefícios como vantagem fiscal (rendimentos para pessoas físicas são isentos em FIIs), baixo custo operacional e liquidez das cotas via bolsa de valores.
* Colaborou Camila Silva