Se a Mercopar já era a "maior feira de inovação da América Latina", como se apresenta a exposição industrial realizada anualmente em Caxias do Sul, vai aumentar sua distância das demais neste ano.
A 31ª edição, prevista para os dias 18 a 21 de outubro, terá quatro dias, um a mais em relação ao cronograma habitual, e ampliação de 60% na área ocupada em 2021, quando foi realizada em formato híbrido, presencial e virtual.
Promovida pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Estado (Sebrae-RS) e pela Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (Fiergs), a feira vai comportar área total de 32 mil metros quadrados no Centro de Feiras e Eventos Festa da Uva, em Caxias do Sul, onde é tradicionalmente realizada.
Segundo o presidente da Fiergs e do conselho deliberativo estadual do Sebrae, Gilberto Petry, a expansão é reflexo dos resultados obtidos da feira, em especial da edição do ano passado, considerada "histórica". A realização da feira permitiu gerar R$ 224 milhões em negócios, crescimento de 75% em relação ao ano anterior. O aumento no espaço e no cronograma foi uma demanda da indústria, detalha:
— Em cenário de grandes desafios do último ano, a economia gaúcha demonstrou força. Tivemos uma feira histórica, em que os expositores obtiveram grande êxito nas negociações. Um dia a mais de programação e um ambiente maior oportunizam mais geração de negócios no evento.
Em 2021, a edição que marcou os 30 anos da feira reuniu 347 expositores dos segmentos metalmecânico, tecnologia da informação, energia e ambiente, borracha, automação industrial, plástico, eletroeletrônico, movimentação e armazenagem, entre os quais 44 startups.