Esclarecimento: depois de a nota ser publicada mencionando a Fenin SP, a organização decidiu cancelar a edição paulista para concentrar na Fenin Gramado. O texto atual já está atualizado com essa informação.
Com projeção de movimentar R$ 250 milhões, a 26ª edição da Fenin Fashion - Outono/Inverno será realizada entre os dias 25 e 28 no Serra Park, em Gramado.
Inicialmente, o evento também ocorreria em São Paulo - entre os dias 17 e 19. Entretanto, após a coluna já ter publicado a nota, a organização do evento decidiu cancelar a edição paulista, com a justificativa de que os clientes "preferiram se concentrar inteiramente na Fenin Gramado, em função da organização dos produtos e coleções."
A coluna quis saber como a organização da feira está lidando com a expansão da variante ômicron — que causa preocupação e aumento de restrições em várias partes do mundo. O diretor da feira, Julio Viana, afirmou que a variante "ainda não preocupa", mas que os organizadores estão atentos a uma eventual mudança de cenário:
— Ainda não registramos nenhum cancelamento por parte dos expositores e vendedores, diferentemente do que aconteceu no ano passado. No curto prazo, acreditamos que não haverá mudança, pois a feira já é daqui duas semanas. Mesmo assim, estamos atentos ao tema.
Segundo Viana, a feira vai adotar protocolos sanitários para evitar a disseminação do vírus, como uso obrigatório de máscaras e distribuição de álcool gel nos pavilhões, além da exigência de comprovante de vacinação de expositores e participantes.
Em 2021, a feira foi a única realizada no país no segmento de moda voltada para lojistas. Mesmo com as restrições, o volume de negócios foi positivo, segundo os organizadores. Por isso, para este ano, a expectativa é maior. Até o momento, entre expositores e visitantes, 3 mil empresas estão cadastradas. O volume de quem leva produtos para vender duplicou, comparado à edição do ano passado.
A feira é voltada, principalmente, aos lojistas que desejam comprar moda feminina, masculina, acessórios e peças íntimas. Neste ano, três novos espaços foram criados: o hub I- Nova Fenin, dedicado a novas tecnologias para o varejo nacional, o Vista Fair Sul, exclusivo para lingerie, moda praia e fitness, além do coletivo Moda RS, focado em marcas gaúchas.
* Colaborou Camila Silva