Nem depois de completar um investimento de R$ 75 milhões em tempo recorde — a nova fábrica anunciada em setembro já está operando —, a Herval reduz a velocidade. Presidente do grupo, Agnelo Seger, disse à coluna que já prepara outra unidade, específica para a linha "premium", a Uultis, que acabou de faturar um prêmio internacional em Nova York.
Em apenas um dos 19 diferentes negócios do grupo, antecipou Seger à coluna, o de consórcios, vai movimentar R$ 10 bilhões até o final do ano, conforme a meta prevista.
Segundo o empresário, é um valor movimentado em vendas de planos, sobre o qual a empresa só fica com a taxa de administração, mas era uma meta simbólica e desafiadora, e será cumprida até o final do ano.
— Estamos construindo uma fábrica nova, de 12 mil metros quadrados, até metade de janeiro já terá telhado. Será exclusiva para móveis de madeira maciça, para exportação ou para o segmento premium — diz o empresário.
Fabricante de colchões e móveis, a Herval foi beneficiada pela alta procura de produtos para a casa durante a pandemia. Em seguida, veio o estresse da falta de matérias-primas e insumos. Agora, relata, a empresa está "cheia de pedidos", mas para produtos de maior valor agregado. É esse nicho que a nova unidade deve atender, também em Dois Irmãos, sede do conglomerado.
— As pessoas agora estão saindo da clausura, é a vez da hotelaria, das viagens, das férias. A inflação subiu muito, e os produtos de entrada sentem um pouquinho. As previsões para o próximo ano estão difíceis, o aumento no juro inibe o financiamento. Mas estamos apostando muito nas exportações, especialmente no mercado americano. O mundo inteiro quer diminuir a dependência da China.
Desde 2018, a Herval é a responsável por produzir móveis para a marca sueca Ikea destinados ao mercado americano. Agora, relata Seger, têm se multiplicado contatos de empresas interessadas em fazer negócios com a Herval.
— Elas fazem contato conosco dizendo que querem 'falar de dono para dono'. Espero que não seja só um momento. Tivemos períodos difíceis, por questão logística, mas para 2022 muitos projetos devem se concretizar. Tem vindo bastante coisa boa, o que esperamos que compense a queda no mercado interno que se prevê para 2022 por causa da inflação.
A fábrica anunciada em setembro de 2020 já está operando, mas para atingir capacidade plena, projeta Seger, vai ser preciso de dois a três anos, porque tem 54 mil metros quadrados. Inclui um escritório novo que amplia a capacidade do call center da empresa em 600 posições.
— Não quer dizer que vamos contratar todos de uma vez, mas teremos capacidade para preencher.