O jornalista Rafael Vigna colabora com a colunista Marta Sfredo, titular deste espaço.
A iniciativa completa um ano em janeiro de 2022. A empreendedora faz 18, agora, em outubro. Sem experiência alguma em moda, varejo e comércio eletrônico, Eduarda Spindler abriu um e-commerce há 10 meses. No período, conquistou 20 mil seguidores no Tik Tok e 7 mil no Instagram, as bases do negócio. Do primeiro mês até hoje, o investimento inicial foi multiplicado por cinco.
Este é o típico perfil da tão falada Geração Z, que engloba os nascidos entre os anos de 1995 e 2012. Eduarda faz parte de um grupo caracterizado pela criatividade e autenticidade. A tecnologia e a inovação correm nas veias, e, assim como seus pares, ela é ‘multitasking’ e tem pressa: de aprender e conquistar a independência financeira.
Uma pesquisa feita pelo Sebrae com dois mil empreendedores mostrou que um em cada três empresários pensava em abrir empresa antes de completar 18 anos. O percentual pulava para 80% quando analisados aqueles com até 24 anos. Já a pesquisa da GEM Brasil (Global Entrepreneur Monitor), entre 2013 e 2018, mostrou que a participação dos empreendedores nas faixas de 18 a 24 anos aumentou em aproximadamente 5 pontos percentuais naquele período.
E este desejo parece despertar cada vez mais cedo. Aos cinco anos, Eduarda, por exemplo, catava pedras e vendia para os vizinhos. Em 2019, bancou uma viagem para um festival de dança no Paraná com brownies.
– Nunca me vi trabalhando para alguém, mas sempre para mim mesma – pontua.
Sem capital para iniciar a loja virtual de street wear, criou um brechó. Tirou do armário o que não usava mais e mobilizou as amigas. Foi essa a forma encontrada para capitalizar e comprar o primeiro estoque.
Buscou conhecimento nas redes, fez cursos e pesquisou muito. E, claro, seguiu a própria intuição. Agora, com o aporte de recursos de um investidor-anjo, prepara a coleção de verão e busca parceiros que atuem com moda, comunicação, fotografia e na área de finanças:
–Tenho convicção de que ninguém faz nada sozinho - diz.