O jornalista Rafael Vigna colabora com a colunista Marta Sfredo, titular deste espaço.
Com objetivo de difundir os princípios de circularidade e o desenvolvimento de novos mercados e cadeias produtivas para a indústria do futuro, a 30ª Mercopar - Feira de Inovação Industrial - terá entre as atrações o evento Circulando: a relação indústria e economia circular, que acontece no dia 7 de outubro, das 10h às 12h, durante a feira. As inscrições gratuitas podem ser realizadas pelo link https://bit.ly/InscricaoCirculando.
Promovido pelo Conselho de Meio Ambiente da Fiergs (Codema), em parceria com o Instituto Euvaldo Lodi – IEL/RS e com apoio do Sebrae RS, o momento irá possibilitar o debate acerca das oportunidades e desafios para a implementação da economia circular, que pode ser entendida como um modelo facilitador para o melhor uso dos recursos naturais com vistas ao desenvolvimento econômico
A economia circular impulsiona a fabricação otimizada de produtos, priorizando insumos recicláveis e renováveis, gera oportunidades de negócios e uma menor dependência de matéria-prima virgem, além de desenvolver novos mercados. “O entendimento sobre a amplitude da economia circular ainda não é pleno. Há muitas dúvidas sobre o tema, mas percebemos que a indústria vem colocando esses princípios em prática, porém, sem ampla divulgação e difusão das ações”, aponta o Analista de Inovação do IEL/RS, Daniel Canello Pires.
Em pesquisa realizada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), em 2019, 76,5% das indústrias desenvolvem alguma iniciativa de economia circular, mesmo desconhecendo que as ações pertencem ao conceito. Entre as iniciativas estão a otimização de processos (56,5%), o uso de insumos circulares (37,1%) e a recuperação de recursos (24,1%). Além disso, foi possível notar ainda que mais de 88% dos entrevistados avaliaram a economia circular como importante ou muito importante para o setor, reforçando a necessidade de debater o assunto.