Economista com doutorado em Cambridge, Eduardo Giannetti da Fonseca também explora os caminhos da filosofia para entender, e ajudar a explicar, a vida contemporânea. Ex-assessor do partido Rede Sustentabilidade, formulou planos de desenvolvimento para Marina Silva, inclusive em 2018. Na semana passada, abriu o Congregarh, evento da ABRH-RS, quando falou sobre relações humanas com base em seu livro mais recente, O Anel de Giges – Uma Fantasia Ética. Pouco antes, deu entrevista à coluna. O personagem do título tem um anel que, ao ser girado, confere invisibilidade a quem o usa. A obra se dedica a indagar o que cada um de nós – o autor, inclusive – faria livre de qualquer freio legal e civilizatório. Qualquer semelhança com O Senhor dos Anéis, segundo Giannetti, é mera coincidência: a base de seu livro é um personagem citado em A República, de Platão. Ele nunca leu J.J.R. Tolkien, mas suspeita que a fonte seja a mesma, embora os livros do britânico passem pela mitologia nórdica:
– Estudo filosofia há 40 anos. Se começar a cavar, tudo remete a Platão. Costuma-se dizer que a história da Filosofia é uma sucessão de notas de rodapé a Platão. É uma frase jocosa, mas tem fundo de verdade.
Respostas capitais
"Bolsonaro depende de acordos escusos com o que há de mais podre na política", diz Giannetti
Economista avalia que governo não dá "qualquer mostra" de capacidade, foco e discernimento para fazer reformas e tornar a economia menos disfuncional
Marta Sfredo
Enviar email