Desde 2009, a Lojas Colombo substituiu 175 mil geladeiras, 27 mil freezers e 25 mil aparelhos de ar condicionado na Região Sul.
O Programa de Eficiência Energética (PEE) prevê incentivos financeiros das concessionárias de energia para a troca de eletrodomésticos antigos por unidades mais eficientes no consumo da energia. O consumidor recebe um subsídio que pode chegar até a 40%.
Desde 2009, a Lojas Colombo vem participando das concorrências públicas para fornecedores desses programas no Sul. As licitações preveem todos os procedimentos, inclusive o número de peças que serão trocadas, prazo para entrega e o recolhimento dos refrigeradores há um prazo na vigência do contrato.
Neste sentido, a exclusividade da marca no atendimento ao PEE no Estado é válida até o final do ano ou enquanto durarem os estoques. Conforme a empresa, a maioria das peças prevista já foi vendida. Além da CEEE, atualmente, a empresa cumpre contrato com as companhias de energia Copel (PR) e Celesc (SC). Como vencedora da concorrência, neste momento a empresa é a única fornecedora desses eletrodomésticos.
O programa
O Programa de Eficiência Energética (PEE) foi criado pela lei nº 9991/2000. Segundo a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), o objetivo é promover o uso eficiente da energia elétrica em todos os setores da economia por meio de projetos que demonstrem a importância da melhoria da eficiência energética de equipamentos, processos e usos
finais de energia.
* Colaborou Camila Silva