Dois meses após anunciar a incursão na venda de eletrodomésticos, a Stihl, multinacional de origem alemã que tem unidade fabril em São Leopoldo, abriu os resultados do primeiro semestre deste ano. Entre janeiro e junho, a marca obteve crescimento de 43% no faturamento em relação ao mesmo período do ano passado.
A marca fechou a primeira metade do ano com o valor total de negócios em R$ 1,5 bilhão. O bom resultado está relacionado com o aumento na vendas para o Exterior.
No período, a exportação cresceu 46% ante primeiro semestre de 2021. As vendas de máquinas também cresceram 39%. No mercado interno, o destaque é a vendas de sopradores. Segundo o presidente da empresa, Cláudio Guenther, os resultados positivos são motivados também pelos investimentos realizados para estruturar o desenvolvimento sustentável da empresa.
— Em 2021, a Stihl Brasil teve aprovado investimento recorde de R$ 532 milhões que serão investidos na unidade fabril de São Leopoldo, no Rio Grande do Sul. Nesse montante, estão previstas melhorias em nossa estrutura, visando o bem-estar das nossas pessoa. Também será construído um ambulatório que acomodará os serviços de assistência familiar por meio de um médico da família — detalha Guenther.
Além disso, a empresa planeja instalar um centro de distribuição no norte do país. A Stihl lidera o mercado de ferramentas motorizadas portáteis no Brasil. Desde junho de 2020, a empresa contratou cerca de 1,4 mil pessoas para a fábrica de São Leopoldo. A matriz do grupo fica na cidade de Waiblingen, na Alemanha.
* Colaborou Camila Silva