O gosto por campos extensos, criação de gado e cavalos, churrasco e barbecue é comum entre gaúchos e texanos. Pois agora Rio Grande do Sul e Texas passam a estar conectados pela Câmara Texana de Comércio no Brasil, que passa a ter uma representação nos pampas.
Para marcar a aproximação, será realizada em Gramado, a partir de sexta-feira (9), a primeira edição do evento Brazil Texas Round-Up: Doing business in the USA by Texas. O evento vai até o dia 11, em modelo híbrido. A abertura terá presença do cônsul dos Estados Unidos em Porto Alegre, Shane Christensen.
Como o título sugere (fazendo negócios nos EUA pelo Texas), o objetivo é incentivar a inserção de negócios brasileiros no mercado americano a partir do Estado banhado pelo Golfo do México, que tem PIB superior a muitos países e quase igual ao do Brasil. Segundo a Câmara Texana de Comércio no Brasil, o Rio Grande do Sul foi escolhido para receber o evento por ser o segundo maior exportador de manufaturados para a América do Norte, atrás apenas de São Paulo.
Os organizadores do encontro pontuam que, atualmente, o Texas é um dos "novos Vale do Silício" – Austin, uma cidade texana, organiza o South by Southwest (SXSW), festival de economia criativa. A identificação do Rio Grande do Sul com o Texas é natural. Mas não deixam de mencionar as semelhanças históricas: ambos são Estados fronteiriços que lutaram para preservar seus território, tem tradição pecuária e economia que se modernizou preservando valores e tradições.
Além de empresas tão simbólicas para o Estado quanto o gaúcho a cavalo – Gerdau, Marcopolo e Tramontina – participam representantes do governo do Estado do Texas, e dos municípios de McAllen, Brownsville, além da Universidade do Texas em Austin.
Também estão envolvidas entidades como Fecomércio-RS, Associação Comercial, Industrial e de Serviços (ACI) de Novo Hamburgo), Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul e Universidade Fevaale. Além de Gramado, representantes dos municípios de Canela, Nova Petrópolis, Bento Gonçalves e Caxias do Sul também participam do encontro.