Desta sexta-feira até o dia 17 de março, a cidade de Austin, no Texas (Estados Unidos) vai vivenciar um dos maiores eventos de economia criativa do mundo: o South by Southwest (SXSW). O festival reúne palestras sobre música, cinema, empreendedorismo, inovação e muita tecnologia.
A intensa programação de 10 dias proporciona uma imersão no universo criativo ao oferecer mais de 600 painéis aos participantes. Com a série de escândalos recentes sobre vazamento de dados de usuários do Facebook, por exemplo, a segurança digital aparece como um dos destaques da programação, assim como as previsões sobre as profissões do futuro e o destino da mobilidade urbana em grandes centros para a resolução de problemas.
Um assunto que foi amplamente discutido na edição de 2018 do SXSW, o blockchain - método de registro distribuído que visa a descentralização como medida de segurança - ganha novamente atenção este ano. Os painelistas convidados buscarão propor uma camada mais profunda de entendimento sobre como essa tecnologia pode ser regulamentada e utilizada no mercado financeiro.
Uma das novidades em destaque na programação deste ano são os debates sobre a indústria da cannabis no mundo. Serão discutidas questões como a regulamentação da substância para a fabricação de produtos como bebidas, comidas e outros itens, bem como a prospecção de cenários futuros para esse mercado.
Entre os palestrantes, um dos mais aguardados é o brasileiro Mike Krieger, cofundador do Instagram - rede social que conta com mais de 1 bilhão de usuários, segundo relatórios do Facebook. Outro destaque é Kimberly Bryant, fundadora e CEO da Black Girls CODE e eleita uma das 25 afro-americanas mais influentes na tecnologia pelo portal Business Insider. Jonah Peretti, fundador do BuzzFeed - portal de notícias norte-americano -, e Margrethe Vestager, comissária da União Europeia que tem aplicado grandes multas às gigantes de tecnologia também estão entre os mais esperados pelo público .
E haverá ainda mais representantes do Brasil no evento. A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) selecionou 40 startups e empresas para realizarem negócios internacionais. Metade das empresas selecionadas vão expor suas soluções no pavilhão de exposições, a outra metade vai participar de reuniões de negócios já pré-agendadas, afirmou o jornal Estado de S.Paulo.