Desvendado o mistério do tapume assinado pela Cyrela Goldsztein na Avenida Goethe, em Porto Alegre: o que parecia ser apenas um "canto" de terreno na verdade é uma área de quase 3 mil metros quadrados.
Nesse local, na esquina com a Rua Casemiro de Abreu, vai se erguer o Skyline Parque Moinhos, com 314 unidades entre 24 e 29 metros quadrados, a partir de R$ 315 mil. O valor geral de vendas (VGV, o que se espera do total comercializado) é de R$ 110 milhões.
Uma das características diferentes do prédio é um corte no 11º andar — no total, serão 16 pisos —, que vai abrigar um terraço com piscina, "pool houses" (área que abriga geladeira para quem quer passar muitas horas por lá), três quiosques com churrasqueiras, salão de festas, espaço gourmet, bicicletário, lavanderia e academia, tudo com vista para o Parque Moinhos de Vento, o Parcão.
Rodrigo Putinato, CEO da Cyrela Goldsztein, explica que tudo isso coube no projeto porque, além do terreno de canto que abrigava uma casa de festas, a incorporadora comprou vários terrenos ao redor, como o que abrigava uma unidade da Pizza Hut e sete casas. Além dos apartamentos mínimos, haverá unidades garden, com 45 metros quadrados. Para quem ainda acha apertado, ainda há opção de compra dupla para juntar os espaços.
Para compensar a metragem reduzida, o Skyline acena com infraestrutura que inclui coworking (ambiente de trabalho compartilhado), espaço para receber encomendas e um mercadinho autônomo (sem funcionários) para compras de emergência.
À coluna, que sempre se impressiona com o espaço restrito dessas unidades, Putinato relata que imóveis compactos atraem não só candidatos à compra de moradia permanente, mas também investidores que pensam em alugar para longas e curtas estadas. Conforme o executivo, esse é o quinto empreendimento da construtora com metragens semelhantes. Em lançamentos anteriores, 100% da venda foi feita em 45 dias.
A parceria da Cyrela com a startup Charlie oferece facilidades em locação com economia de tempo. A ferramenta pode ser acionada para cuidar da decoração e da gestão do aluguel. E também, como a coluna já relatou, tem um aplicativo que oferece serviços que vão da arrumação à entrega do café da manhã. Para facilitar, os apartamentos terão fechaduras digitais — com senha —, tomadas USB e esquadrias maiores que o padrão.
O lançamento está previsto para quinta-feira (10), e a estrutura que já está erguida no local é temporária, para abrir plantão de vendas e apartamento decorado. Outra novidade é a instalação de um café, que abre as portas na sexta-feira (11) e vai funcionar no local por 12 meses. A previsão de entrega é para julho de 2024.