O friozinho com sol convida a explorar experiências no Estado que permitem o respiro no meio da pandemia sem provocar aglomerações.
Como vem aí o Dia do Vinho — comemorado sempre no primeiro domingo de junho — uma experiência organizada por uma vinícola de Bento Gonçalves tem nome evocativo sob baixas temperaturas: Edredom nos Parreirais (embora a ideia seja se sentar sobre um, não custa consultar se também é possível acrescentar uma peça para ficar sob, nestes dias gelados).
A Cristofoli, que fica na Rota Cantinas Históricas, no distrito de Faria Lemos, é a vinícola familiar que organiza o Edredom nos Parreirais como uma de suas atividades de enoturismo. É um piquenique no meio do vinhedos com seleção de comidas regionais preparadas pela família e por parceiros locais, tudo harmonizado com vinhos e espumantes da marca. Para quem tem crianças, tem suco de uva no lugar das bebidas alcoólicas.
Outra opção no local é o Almoço ao Ar Livre, servido no jardim da vinícola com menu regional de pães, massas, carnes e molhos. Cada prato é harmonizado com um vinho — seis ao todo. Quem prepara as refeições é Maria de Lourdes, mãe dos enólogos Bruna e Lorenzo, e Roseli, mãe de outra enóloga, Letícia (23). Elas cozinham no porão da casa da nonna, seguindo receitas da família, onde também funciona a loja de vinhos.
Para quem acha que o sol não compensa o tamanho do frio, a vinícola oferece duas outras opções, a degustação simples dos vinhos e o "spuntino", com opções de tábuas de frios para acompanhar a prova dos vinhos com o estômago recheado. Tudo é feito com protocolos de segurança durante a pandemia. Para marcar o Dia do Vinho, a Cristofoli vai começar no próximo domingo a pré-venda de um novo rótulo, o Instinto Corte Tinto 2020 (merlot e tannat). Todas as atividades devem ser agendadas no site vinhoscristofoli.com.br, no e-mail cristofoli@vinhoscristofoli.com.br ou pelo WhatsApp (54) 98403.9247.
E #ficaadica: ao se preparar para uma atividade agradável com edredons, dê uma checadinha se não tem algum sobrando em casa para doar a alguma das campanhas de arrecadação ativas no Estado. Dá pra aproveitar a saída para fazer duas coisas boas: ajudar e espairecer.