O jornalista Leonardo Vieceli colabora com a colunista Marta Sfredo, titular deste espaço.
Porto Alegre está entre os 10 municípios com melhores condições para empreender no Brasil. Essa é uma das conclusões do Índice de Cidades Empreendedoras (ICE) 2020, lançado pela rede Endeavor, que se dedica ao tema.
Conforme o levantamento, que contempla os cem municípios mais populosos do país, Porto Alegre ocupa a 9ª posição no ranking geral. Os pilares avaliados são ambiente regulatório, infraestrutura, mercado, acesso à capital, inovação, capital humano e cultura empreendedora.
A liderança está nas mãos de São Paulo, maior metrópole brasileira. Florianópolis preenche o segundo lugar, seguida por Osasco (SP), que aparece na terceira posição.
Depois de Porto Alegre, Canoas ocupa a 20ª colocação do ranking. Caxias do Sul (29ª), Santa Maria (36ª), Gravataí (51ª) e Pelotas (73ª) são os demais municípios gaúchos analisados.
Segundo a Endeavor, o Rio Grande do Sul se destaca em pilares como inovação, que avalia a presença de mestres e doutores em ciência e tecnologia. Por outro lado, o Estado encontra gargalos em dimensões como ambiente regulatório, que mede a facilidade para abertura e fechamento de negócios, por exemplo.
Para elaborar o estudo, a Endeavor teve parceria da Escola Nacional de Administração Pública (Enap).
As 10 primeiras cidades no ranking
- 1ª - São Paulo (SP)
- 2ª - Florianópolis (SC)
- 3ª - Osasco (SP)
- 4ª - Vitória (ES)
- 5ª - Brasília (DF)
- 6ª - São José dos Campos (SP)
- 7ª - São Bernardo do Campo (SP)
- 8ª - Jundiaí (SP)
- 9ª - Porto Alegre (RS)
- 10ª - Rio de Janeiro (RJ)
As cidades gaúchas no ranking
- 9ª - Porto Alegre
- 20ª - Canoas
- 29ª - Caxias do Sul
- 36ª - Santa Maria
- 51ª - Gravataí
- 73ª - Pelotas