Era para ser um projeto temporário, de algumas semanas, mas a troca de nome de restaurantes da rede de fast-food McDonald's acabou se estendendo para além do previsto. Em Porto Alegre, a unidade da Avenida Tarso Dutra virou EmicidOnálds, em setembro de 2019, porque frequentadores consultados responderam que era assim que chamavam a empresa. Em tom divertido, o apelido remete à abreviação de mestre de cerimônias (MC), sigla presente no nome da rede.
– Ninguém diz que vai ao McDonald's. É meio como chamar um filho pelo nome e pelo sobrenome. Acabamos adotando apelidos com o nome que os clientes fazem. Mudamos duas fachadas, uma em São Paulo e outra no Rio, para Méqui. As pessoas gostaram da brincadeira porque é assim que elas falam. A loja de Porto Alegre é a única do Brasil que recebeu o nome EmicidOnálds. Era para ter ficado algumas semanas. Mas as pessoas vão lá, tiram foto, brincam nas redes. Enquanto estiverem gostando, vamos manter – diz João Branco, diretor de marketing da marca no Brasil.
Segundo o executivo, a rede está preocupada com o aumento de casos de covid-19 na reta final do ano. Ele assegura que os restaurantes seguem redobrando os cuidados de prevenção, com máscaras, face shields, luvas, álcool gel, limpeza constante e distanciamento.
– Não temos nenhuma missão de acelerar a retomada à normalidade. Para a gente, a coisa mais importante é a segurança dos funcionários e dos clientes. Está havendo uma nova onda, claramente. Vamos ser responsáveis. Algumas cidades já estão colocando novas restrições. Então, nossa preocupação está no nível máximo para proporcionar segurança – relata.
Em tom de leveza, o executivo cita novidades no cardápio da rede. Entre elas, "opções divertidas" como a "piscininha de cheddar". É um potinho em forma de ofurô para mergulhar os lanches.