Depois da Vivo, que começou a oferecer 5G em três bairros de Porto Alegre, agora é a vez de a Claro detalhar a chegada da tecnologia na capital gaúcha.
Até dezembro, a operadora implantará a rede nos bairros Moinhos de Vento, Bela Vista, Mont Serrat, Jardim Europa, Petrópolis, Higienópolis, Três Figueiras, Chácara das Pedras, Boa Vista, Rio Branco, Passo d´Areia, São João, Floresta, Centro, Auxiliadora, Menino Deus, Praia de Belas, Independência, Vila Ipiranga, Bom Jesus, Santana, Navegantes, Cidade Baixa, Azenha e Farroupilha.
Na maioria dos bairros, o sistema já está funcionando, e nos demais, a implantação será concluída até o final do ano. Segundo a operadora, a evolução tecnológica não terá cobrança adicional nos planos existentes. Qualquer cliente com um smartphone compatível dentro da área de cobertura poderá navegar na rede de quinta geração.
É bom lembrar que a 5G propriamente dita só começa depois do leilão previsto para o próximo ano. Trata-se da rede 5G DSS, que compartilha frequências (DSS) e permite o uso do espectro atual para uma conexão mais veloz. Segundo a Claro, a rede 5G DSS permite ao usuário de experiência equivalente à da fibra óptica, com conexões até 12 vezes mais velozes que o 4G convencional. A velocidade vai até 400 Mbps.
Segundo Paulo Cesar Teixeira, CEO da unidade de Consumo da Claro, essa estratégia é adotada por operadoras de países como Estados Unidos, Alemanha e Reino Unido. A operadora está expandindo a 5G DSS para 14 cidades. Além das regiões já anunciadas, a cobertura do 5G DSS da Claro deve crescer de forma gradativa nos próximos anos. Os investimentos serão acelerados na implantação definitiva do 5G, com a posterior adição do espectro de 3,5 GHz e das faixas de onda milimétricas previstas para o leilão do próximo ano.
Dá para usar com o telefone atual?
Não, só funciona nos aparelhos já compatíveis com a 5G, como o Moto G 5G plus, da Motorola, o Motorola Edge e o Samsung Galaxy Note20 5G, além do iPhone 12, que deve chegar em breve ao Brasil. Conforme as operadoras, esses dispositivos funcionam tanto com a 5G DSS quanto com a rede 5G definitiva, não vai perder a utilidade na evolução seguinte.
O que é a 5G DSS?
DSS é uma tecnologia chamada Dynamic Spectrum Sharing, ou Compartilhamento Dinâmico de Espectro. Permite o compartilhamento das frequências disponíveis atualmente para o Serviço Móvel Pessoal (SMP). As operadoras distribuem recursos de forma dinâmica, ou seja, "puxando" recursos alternadamente entre os smartphones que operam até a quarta geração e os novos, compatíveis com a nova rede 5G DSS.