Nesta quarta-feira (14), data crucial para definição da venda das operações da Laureate no Brasil, o mercado foi informado de que a maior oferta não foi do grupo Ser Educacional, que havia fechado acordo para compra.
Em fato relevante, o Ser Educacional informou que "recebeu da Laureate cópia de determinados termos e condições de uma oferta de terceiro para adquirir os ativos".
O negócio, que inclui duas universidades do Rio Grande do Sul, a UniRitter e a Fadergs, havia recebido oferta de R$ 4 bilhões (dos quais R$ 1,7 bilhão pagos em dinheiro), mas atraiu interesse também da Yduqs e da Ânima, que chegaram a se comprometer com a venda de parte de suas escolas para ficar com a Laureate. Essa providência é necessária para evitar concentração de mercado e, portanto, risco de restrições do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade).
Conforme a nota do Ser Educacional, o grupo analisa a oferta e a documentação para checar o cumprimento do acordo feito com a Laureate. Caso seja confirmada a existência de uma proposta mais vantajosa, lembra que tem o direito de igualar as condições (cláusula chamada "right to match"). Mas também destaca que, "se assim não o desejar", pode exigir o pagamento, por parte da Laureate, da multa de R$ 180 milhões. Nesse caso, a Laureate poderia vender a outro grupo interessado.
No meio da tarde desta quarta-feira (14), a informação é de que, embora a Laureate tenha pressa para fechar o negócio, será preciso esperar 10 dias para que o Ser Educacional decida se vai ou não fazer uma contrapropostas e mais cinco até que a vendedora decifa para quem vai vender. No mercado, a avaliação é de que deve optar pela proposta que represente não só o maior valor, mas também a mais rápida entrada de recursos em caixa. Nem a Yduqs nem a Ânima dão informações sobre suas pretensões no negócio.
A Laureate no Brasil
Tem cerca de 50 campi em 13 cidades de sete Estados e mais de 500 centros de ensino à distância. No primeiro trimestre deste ano, tinha 267 mil alunos, 82% dos quais na modalidade presencial e com mais de 800 em cursos de medicina.
OS CANDIDATOS
Ser Educacional
Criado em 1994, como curso preparatório a concursos, tem cerca de 50 instituições concentradas no Norte e no Nordeste, com a marca Uninassau. Tem 184,8 mil alunos e receita de R$ 1,75 bilhão.
Yduqs
Antes conhecida como Estácio, também é dona do Ibmec. Tem cerca de 90 campi e cerca de 700 mil alunos nas modalidades presencial e em mil centros EaD em 700 cidades. Oferece uma centena de cursos de graduação e graduação tecnológica (ciências exatas, biológicas e humanas), mais de 400 cursos de pós-graduação.
Ânima
Tem cerca de 115 mil estudantes matriculados em cursos presenciais em campi em Minas Gerais, São Paulo, Santa Catarina, Paraná, Goiás, Bahia e Sergipe. Uma de suas escolas mais conhecidas é a São Judas Tadeu. Em 2013, comprou a HSM, de educação e eventos corporativos e em 2019, fez parceria com a Singularity University, do Vale do Silício.