Há mais movimentos na área de educação privada no Estado, além da oferta de R$ 4 bilhões pelo conglomerado que inclui duas universidades gaúchas. Também há investimentos no Ensino Médio.
Um dos passos da expansão do Grupo Fleming será a abertura de um colégio em Porto Alegre, onde o curso pré-vestibular iniciou sua história, em 2003. O novo passo ocorre depois de o Fleming Medicina ter alcançado 11 cidades dos três Estados da Região Sul nos últimos três anos.
O Colégio Fleming já está instalado na sede do grupo na Capital inaugurada no começo do ano, na esquina das ruas Frederico Link e Ramiro Barcellos, bairro Rio Branco. O edifício tem 4 mil metros quadrados, laboratórios, biblioteca, 14 salas de aula e espaços de convivência internos e externos. As pré-inscrições para as turmas inaugurais do Ensino Médio de 2021 começam neste domingo (20), no site colegiofleming.com.br.
Desde a aquisição por parte do fundo de investimento Colibri, em 2017, o Grupo Fleming mais do que dobrou o número de sedes do pré-vestibular, de cinco para 11. Até agora, essa ampliação representou aumento de 50% no faturamento e no número total de alunos. No ano passado, o grupo adquiriu o curso Equiláttero, com sedes em Caxias do Sul e Bento Gonçalves. Foi quando se comprometeu com uma agenda de investimentos de R$ 30 milhões, entre aquisições e investimento na rede própria no Rio Grande do Sul, em Santa Catarina e no Paraná.
Segundo Paulo Landim, CEO do grupo, esse valor deve subir nos próximos anos, com a entrada em novas cidades e a expansão tanto do Colégio Fleming quanto do Pré-Vestibular Fleming Medicina. Um dos objetivos do novo colégio, detalha Landim, é melhorar o desempenho dos alunos de Porto Alegre no Enem, que considera abaixo do potencial comparado a outras capitais. A intenção é preparar estudantes para os vestibulares mais concorridos. Segundo o CEO, o grupo está pronto para a implantação do novo Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), conhecido como Enem seriado, como forma de ingresso no Ensino Superior.
Em maio, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) anunciou o novo Saeb já para 2021. O modelo prevê avaliação do aluno será avaliado ao longo do Ensino Médio. Na conclusão, serão somados os desempenhos das três provas para compor a nota final que permitirá tentar uma vaga na universidade.
O pano do Fleming é absorver a cultura de excelência e aprofundamento de conteúdos dos cursos pré-vestibulares, que estão entre os que mais aprovam vestibulandos de Medicina no país. O colégio terá disciplina de planejamento de carreira e material didático próprio.