Com a suspensão das aulas presenciais durante a pandemia, professores e alunos foram forçados a acelerar experiências de aulas remotas, portanto de transformação digital.
Para auxiliar profissionais de escolas públicas não familiarizados com ferramentas de ensino online, a Evoluir desenvolveu um projeto de acolhimento digital em 29 cidades do Brasil. Nos próximos meses, a iniciativa chega a três municípios gaúchos: Porto Alegre, Rio Grande e Triunfo.
O acolhimento começa pelo diagnóstico do nível de "alfabetização tecnológica" dos participantes do projeto, avança para a análise das plataformas online mais usadas. Fazem realizam um mapeamento dos conhecimentos digitais dos educadores e, em seguida, um profissional especializado em ferramentas digitais realiza um contato via telefone com cada participante.
Por fim, as aulas desenvolvem de forma coletiva com os professores das instituições de ensino selecionadas. A equipe de especialistas auxilia os professores a se apropriar das ferramentas. A assistência inclui acesso a plataformas de ensino e processos de organização de arquivos digitais, por exemplo.
As escolas beneficiadas são selecionadas pela Evoluir com ajuda de secretariais municipais de educação. Além disso, em cada região, diferentes empresas patrocinam o acolhimento. Desde o início do projeto, a empresa já auxiliou cerca de 400 professores. Até o final da iniciativa, mais 1,4 mil profissionais serão atendidos.
Segundo pesquisa da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e a pela Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), cerca de 90% dos professores brasileiros não tinham experiência com aulas remotas antes da pandemia e 42% ainda segue sem treinamento.
No mercado há 20 anos, a Evoluir é especializada em execução de projetos em educação, cultura e ambiente e assessora organizações públicas e privadas em investimentos sociais. As atividades são desenvolvidas por meio de investimento direto, editais e leis de incentivo nos federal, estaduais e municipais.
Leia mais colunas de Marta Sfredo