O jornalista Leonardo Vieceli colabora com a colunista Marta Sfredo, titular deste espaço.
O coletivo Arquitetos Voluntários está construindo salas de descanso para profissionais da saúde que atuam na linha de frente do combate ao coronavírus. Composto por cerca de 60 pessoas, o grupo já entregou nove "espaços de descompressão" em hospitais de três municípios – Porto Alegre, Caxias do Sul e Novo Hamburgo. O projeto foi desenhado pela arquiteta Daniela Giffoni.
– Estava com uma viagem marcada para Portugal, mas foi cancelada. Diante da gravidade da situação, comecei a pensar de que forma poderia ajudar – relata a arquiteta.
O Hospital de Clínicas de Porto Alegre foi a primeira instituição a receber o projeto. A ação é desenvolvida de forma 100% voluntária, ou seja, os hospitais não têm custos.
Todos os equipamentos usados na construção dos espaços são doados. Para Daniela, o projeto é um forma de "cuidar de quem cuida".
A iniciativa deu certo, e os coordenadores estudam a possibilidade de fazer do coletivo uma organização sem fins lucrativos. Além de contar com o apoio dos voluntários e de empresas parceiras, a ação também arrecada dinheiro em uma vaquinha online.