Indústria gaúcha que produz da farinha a misturas para bolo, Orquídea Alimentos anunciou a compra de outra marca tradicional do segmento, a Veneranda.
O negócio foi fechado em fevereiro, antes de a pandemia chegar ao Brasil, mas a produção da marca adquirda pela Orquídea só começou em abril, quando o consumo de farinhas para uso doméstico aumentou, no fenômeno apelidado de pãodemia, tendência de pães, bolos e biscoitos em casa durante a quarentena.
Segundo Marcelo Tondo, gerente de marketing da Orquídea, a aquisição só foi anunciada agora porque a empresa ainda estava avaliando a performance da marca em novos mercados:
– Estávamos aguardando os primeiros meses, até termos os números reais. Trabalhamos a marca em novos mercados. O desempenho para o período está até um pouco acima do que esperávamos.
Desde abril, a indústria ampliou em cerca de 30% a base de clientes da Veneranda. Juntas, as duas marcas de farinhas ocupam 64% do mercado de farinhas em Porto Alegre, na Região Metropolitana e no Litoral.
A marca é produzida no parque fabril da indústria, em Caxias do Sul. Segundo Milton Moreira, gerente comercial da Orquídea, para os próximos meses a empresa está preparando a ampliação no portfólio de produto da marca Veneranda.
A aquisição não é a primeira novidade da indústria durante a pandemia. Em junho, a coluna havia antecipado que a empresa firmou parceria comercial com a gigante do segmento de alimentos Nestlé.
* Colaborou Camila Silva