Além de paralisar canteiros de obras, a pandemia da covid-19 também inviabilizou que clientes visitassem estandes de vendas e imóveis decorados. Mas uma empresa gaúcha especializada em narrativas audiovisuais arquitetônicas, a Neorama, tentou desenhar uma solução para o "novo normal": criou uma plataforma de realidade virtual para digitalizar as visitas e auxiliar as incorporadoras nas vendas.
A plataforma de realidade virtual permite que o usuário "se movimente" pelo imóvel em tempo real. Por meio da exploração virtual, é possível explorar os espaços e observar detalhes como iluminação, metragem e visualizar especificidades da construção e dos imóveis.
Para usar o mecanismo, assegura a empresa, não há necessidade de uma superbanda de internet. Basta uma conexão regular, sem necessidade de instalação de plugin ou equipamento, como óculos de realidade virtual. O acesso pode ser inclusive por celular.
Para as incorporadoras, segundo Márcio Carvalho, arquiteto e sócio-fundador da Neorama, a principal vantagem é a possibilidade de testar múltiplas opções de decorados, além da redução de custos. A visita virtual exige de 10% a 15% do orçamento utilizado para o desenvolvimento um apartamento físico.
Para Carvalho, a plataforma permite que os clientes tenham mais autonomia, já que podem escolher a melhor hora e quanto tempo vai se dedicar a visita. A empresa, com foco predominante no mercado imobiliário, já está em negociações com incorporadoras do Brasil e com arquitetos dos Estados Unidos para licenciar a ferramenta.
* Colaborou Camila Silva