Um aplicativo de transporte de passageiros nascido no Rio Grande do Sul segue acelerando mesmo na crise. Criado em Santa Maria, o Garupa registrou, em junho, crescimento de cerca de 30% no número de usuários em relação ao mês anterior. Plataformas de referência no segmento, como o Uber, vêm registrando queda no movimento.
Para driblar os impactos que o distanciamento social causou no negócio, a empresa criou novos serviços: o Garupa Delivery e Moto Delivery, ambos serviços de telentrega e o Garupa Seguro, voltado para auxiliar pessoas que estejam migrando para home office.
Em média, a empresa realiza 45 mil entregas por mês.
O segmento já é responsável por 20% do faturamento. Além dos novos negócios, o desempenho também está relacionado com a expansão para novos Estados: Amapá, Mato Grosso e São Paulo. Desta forma, o app passou a atender 17 novos municípios. Atualmente, a empresa cobre 13 Estados e cerca de 600 cidades.
Segundo Marcondes Trindade, CEO da Garupa, o objetivo da empresa é ampliar o número de "sócios operadores", que atuam abrindo um modelo parecido com o de franquia nas cidades. Para 2021, a empresa estima triplicar o número de sócios operadores e de usuários.
*Colaborou Camila Silva