Para conscientizar os consumidores de que é necessário impedir a disseminação do vírus para manter o comércio em funcionamento no Estado, a Associação Gaúcha para Desenvolvimento do Varejo (AGV) criou a campanha "Economia local depende da sua ação pessoal" (imagem ao lado). Segundo o presidente da AGV, Sérgio Galbinski, o projeto foi desenvolvido para preservar o distanciamento social controlado no Estado que, por meio do sistema de bandeiras, permite que lojas operem em algumas regiões:
— Na semana passada, tivemos uma reunião com o governo estadual e nos foi pedido que os empresários intensificassem os protocolos de segurança nas lojas. Mas já seguimos todas as recomendações necessárias.Chegamos à conclusão que é necessário pedir ajuda para a população. Infelizmente, algumas pessoas estão se reunindo com amigos, fazendo festas e não estão usando bem os equipamentos de proteção individual. Precisamos da ajuda de todos, caso contrário quem está seguindo as regras corretamente vai ser prejudicado.
Segundo Galbinski, as peças da campanha serão enviadas para as entidades que representam os lojistas no interior do Estado.
— O modelo da campanha é simples. Criamos cartazes para as vitrines das lojas. Ao lado do logotipo da AVG, tem um espaço destinado para que os lojistas incluam as suas marcas — detalha.
Proprietário da loja Casa Louro, localizada no Moinhos Shopping, em Porto Alegre, Galbinski considera que é preciso evitar ao máximo o movimento de 'abre e fecha' das lojas:
— O mais importante é conscientizar a população de que, se o contágio aumentar, as lojas vão deixar de existir. As operações podem até não falir, mas alguns lojistas vão simplesmente desistir de manter o negócio aberto. Não sei se as pessoas vão comprar ou não, mas eu quero manter a chance que tenho de operar.
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