Para aumentar os recursos disponíveis no fundo emergencial Volta por cima, criado por entidades que atuam em locais de vulnerabilidade social e econômica, o projeto participará do movimento solidário Dia de Doar. Por conta da pandemia do coronavírus, a data foi antecipada de 1º de dezembro para esta terça-feira (5). A edição especial do movimento, acompanha a iniciativa global #GivingTuesdayNow. Pessoas físicas e jurídicas podem doar por meio do site impactosocial.artemisia.org.br/fundovoltaporcima).
O fundo foi criado com objetivo de dar crédito, sem juro, para cobrir despesas essenciais de negócios que atuam nas periferia e foram afetados pela crise decorrente da covid-19. Com doações de pessoas e empresas, as entidades querem financiar, no mínimo, 50 microempreendedores.
A iniciativa é liderada pelo Banco Pérola e pela Articuladora de Negócios e Impacto da Periferia (Anip), composta pelos projetos A Banca, Artemisia e FGVcenn.
Por meio do fundo, cada empreendedor receberá empréstimo de até R$ 15 mil, que pode ser pagos em até 12 parcelas sem juro, com carência de seis meses. O fundo será acolhido pelo Banco Pérola, organização da sociedade civil de interesse público (Oscip) de crédito habilitada pelo Ministério da Justiça para conceder empréstimos. O fundo já recebeu doações de empresas como Gerdau, Tigre e Votorantim Cimentos.