A expansão da operadora de planos de saúde Doctor Clin avança mesmo na pandemia. Na próxima segunda-feira (1º), a empresa vai abrir inaugurar, sem aglomerações, uma nova unidade de atendimento em Canoas. Trata-se de um espaço de 600 metros quadrados que integra o hub de saúde da incorporadora Melnick. A empresa é uma das âncoras do projeto que está localizado na Avenida Getulio Vargas. O investimento é de R$ 7 milhões.
Em julho do ano passado, a coluna antecipou que a empresa estava investindo cerca de R$ 60 milhões em novos centros de atendimentos próprios. Segundo Marcelo Dietrich, diretor da Doctor Clin, a pandemia não suspendeu os projetos que já estavam sendo desenvolvidos pela empresa, apenas impactou no cronograma inicialmente previsto:
– Tínhamos nos preparado para as aberturas, é um investimento com recursos próprios. Porém, a inauguração da unidade de Canoas estava prevista para abril, optamos por desacelerar a reta final da construção, pois iríamos abrir em um mês que a cidade estava parada, tudo fechado. Não teria clientes e nem clima para abrir. Em nenhum momento pensamos em suspender, mas fizemos ajustes pontuais no projeto.
Dietrich explica que, em abril, o número de usuários nas clínicas próprias da empresa diminuiu, e as demissões em empresas impactaram alguns contratos de planos de saúde. Entretanto, o movimento em maio melhorou e se manteve na média histórica para o mês.
– São duas situações diferentes: notamos uma redução na procura por aqueles atendimentos que 'podem esperar'. Optamos por reduzir serviços agendados, mas não cancelamos. Sentimos redução no número de clientes dos planos de saúde, por conta da crise, as empresas demitiram muito, suspenderam os contratos, temos muitos planos voltados para os segmentos industriais. Para nós, o mês abril foi o mais complexo.
A unidade em Canoas terá atendimento clínico, com serviços de pronto atendimento, exames de ecografia, atendimento especializados, entre outros serviços. Futuramente, a empresa vai abrir uma sala dedicada a serviços ocupacionais. Inicialmente, o empreendimento vai empregar 25 pessoas. Atualmente, a empresa conta com 3,5 mil clientes na cidade, a meta é atingir, até junho de 2021, a marca de 15 mil associados ao serviço de plano de saúde:
– É uma projeção, mas já é um número de segurança ajustado durante a pandemia. Antes da doença chegar ao país, a nossa projeção era crescer 20% em número de associados e consequentemente em faturamento. Com a pandemia, a nossa meta passou a ser não decrescer. Porém, com um mês de maio melhor do que esperávamos, já revisamos as metas de novo. Não vamos ter crescimento nulo, a expectativa é crescer entre 10% e 15%.
Ainda neste ano, a Doctor Clin vai abrir uma nova unidade em Gravataí, a previsão é que o espaço comece a operar no início de agosto. Em Porto Alegre, as obras do hospital da empresa foram retomadas após a liberação da prefeitura para a construção civil. A inauguração do espaço está previsto para o ano que vem.