O jornalista Leonardo Vieceli colabora com a colunista Marta Sfredo, titular deste espaço.
Nascida em São Paulo, a jornalista e empresária Greta Paz, 28 anos, construiu sua carreira em Porto Alegre, onde vive desde a infância. Em razão dos vínculos com a Capital, considera-se uma gaúcha. Na largada de 2020, Greta recebeu reconhecimento da revista Forbes por sua trajetória profissional. Fundadora da Eyxo Estratégias de Inovação, foi eleita uma das jovens mais promissoras do Brasil em seu ramo. A empresária aparece na tradicional lista Under 30, que reúne nomes de destaque com menos de 30 anos. A seguir, Greta fala sobre o reconhecimento e a Eyxo.
Como você desenvolveu sua trajetória profissional?
Sou jornalista de formação. Durante período em que tranquei a faculdade, fiz um curso nos Estados Unidos. Voltei de lá com a intenção de explorar a área de entretenimento. Passei a trabalhar em produtora. Mas sempre fui muito inquieta. Então, entendi que havia espaço no mercado e decidi empreender com 21 anos. Montei uma empresa especializada em vídeos para o YouTube. Atuei na empresa até decidir que não precisava ficar limitada a uma plataforma. Há dois anos, montei a Eyxo.
O que a empresa faz?
Na Eyxo, procuramos desenvolver a comunicação por meio de histórias, por meio de conteúdo. Trabalhamos com grandes empresas do Brasil inteiro. Entregamos produção audiovisual, criação, conceitos de campanha. Atendemos principalmente grandes marcas, de segmentos bem variados. Isso ocorre porque, atualmente, todos os setores precisam de comunicação digital.
Qual é a sensação de receber o reconhecimento da Forbes?
Foi muito legal, tem um gosto ainda mais especial por ser uma mulher e estar em um mercado que é tradicional. Foi uma grata surpresa por não ser do eixo Rio-São Paulo. A comunicação está muito centralizada nessas duas praças. Ter esse reconhecimento morando em Porto Alegre é muito legal.
Quais são os principais desafios no mercado de comunicação atual?
A área está passando por uma série de mudanças profundas. A atualização tem de ser muito mais constante. As empresas precisam estar preparadas para isso. Somos bombardeados por conteúdos o tempo inteiro. Isso pode ser uma grande oportunidade para quem souber aproveitar. Os profissionais da área que tiverem habilidades para se adaptar, para viver em contexto de incertezas, terão lugar no mercado.