Louca escapada
A intrigante fuga de Carlos Ghosn, ex-presidente da Renault Nissan, do Japão para o Líbano, ainda não tem explicação oficial. Especulações vão de saída em estojo de instrumento a contratação de segurança. É o maior escândalo corporativo desde o caso da pirâmide de Bernie Madoff.
Um novo gás
O acordo provisório com o governo da Bolívia para compra de gás natural do país vizinho, na segunda-feira, incluiu uma redução de 30 milhões para 20 milhões de m3/dia na quantidade que será importada pela Petrobras. A intenção é gerar concorrência para reduzir preço. Será?
Balança inclina
Abalado por problemas que vão da crise argentina até o desastre de Brumadinho, o resultado das operações de vendas e compras do Exterior em 2019 foi positivo, mas o menor dos últimos quatro anos. E para 2020, a projeção da AEB é de queda de mais 42,2%, puxada por redução de venda de soja à China.
Tarifa em xeque
Provocada por leitores, a coluna consultou os grandes bancos sobre a cobrança de 0,25% do limite do cheque especial, permitida pelo Banco Central a partir do dia 6. Só Santander confirmou. Itaú e Bradesco, os dois maiores, não vão aplicar, ao menos agora. A tarifa está em xeque.